Dicas para um sono de qualidade

  • Dicas   •   24 Março

Um sono de qualidade é o desejo de muitos, mas poucos conseguem.

Se é um dos muitos portugueses que têm dificuldades em adormecer e ter uma noite de sono com qualidade, devido ao stress diário e/ou insónias, recomendamos algumas dicas que ajudam a melhorar os seus momentos de descanso.

Como ter uma noite de sono de qualidade:

  • Evite ter televisor, tablets e smartphones na divisão onde dorme

    É muito difícil deixar o sono chegar quando você tem notificações das redes sociais a iluminar o ecrã do telemóvel ou quando não consegue parar de assistir ao seu programa de televisão favorito. Deixe os aparelhos eletrónicos de entretenimento longe de onde você dorme e desligue a TV.

  • Beba leite quente com mel uma hora antes de se deitar

    É uma receita caseira e deliciosa, pois o leite contém nutrientes que ajudam o corpo a relaxar.

  • Não coma em excesso no jantar

    Uma refeição rica em proteínas, gorduras e farináceos não permitirá que durma bem e confortável. Tente comer de forma equilibrada à noite, assim, poderá dormir mais tranquilamente. Depois do jantar evite também comer muito, o ideal será, por exemplo, comer uma barra de cereais ou uma peça de fruta.

  • Faça exercícios

    Em alguns casos, é possível que não sinta sono por excesso de energia. Fazer um pouco de exercício físico antes de se deitar, deixará o seu corpo cansado, recebendo os cobertores e travesseiros de braços abertos. Um dos mais recomendados é a natação, já que a água ajuda a relaxar.

  • Encontre a temperatura ideal

    Talvez o excesso de calor ou de frio estejam ia impedir que durma bem e de forma confortável. Ajuste a temperatura do ambiente da divisão onde vai descansar, para usufruir de uma noite tranquila.

     

  • Use roupas confortáveis

    Se você coloca roupas apertadas para dormir, acabará por limitar os movimentos do seu corpo, dificultando a chegada rápida do sono. Use um pijama folgado ou mesmo durma sem qualquer roupa. Estudos científicos afirmam que este hábito é saudável.

  • Consuma magnésio diariamente

    O Magnésio atua sobre o sistema neurológico promovendo o sono e relaxamento. A hormona que regula o sono, chamada melatonina, é alterada quando há deficiência de magnésio. Além disso, o equilíbrio de magnésio fornece o controlo de hormonas do stress. As razões mais comuns para as insónias são o stress e a tensão, logo com a suplementação certa de magnésio vai sentir-se menos tenso e dormir melhor.