5 Dicas para se prevenir de doenças

  • Dicas   •   09 Fevereiro

Tenha saúde – Previna-se de doenças!

Nos dias de hoje já são conhecidas as causas de quase todas as doenças existentes e sabemos, por consequência, como evitá-las. Cuidar da nossa saúde passa por diversas vertentes e sendo ela o nosso bem mais precioso é necessário, de forma a ter uma boa qualidade de vida e ser saudável, ter os cuidados básicos que sempre nos foram ensinados tais como ter uma alimentação saudável e balanceada, praticar exercícios físicos e não ser sedentários, entre outras. É preciso sempre dar atenção à nossa saúde através de cuidados diários e o nosso corpo nos agradecerá com vitalidade e disposição.

Existem, contudo, certas atitudes preventivas que podemos adotar na nossa vida de forma a evitar que certos problemas de saúde nos atinjam e, apesar de existirem várias doenças que não conseguimos prevenir, existem hábitos simples que podemos ter no nosso dia-a-dia e que nos ajudarão na prevenção e a nos mantermos saudáveis.

 
 

1 Higiene

Existe um leque variado de doenças que a causa principal é a falta de higiene sendo que as bactérias, virus, protozoários e vermes conseguem se instalar no nosso corpo e causar doenças tais como a sinusite, sarna, micose, furúnculo, conjuntivite e a otite. É preciso proteger o nosso corpo através da higiene de forma a prevenir contra os estímulos externos tais como o ataque desses micro-organismos.

Como podemos fazer isso? Através de cuidados com a limpezas das nossas casa, dos nossos objetos pessoais e principalmente evitar que os mesmos fiquem expostos nas casas de banho sendo que, é provado que ao puxarmos o autoclismo com a tampa da retrete aberta, os germes são expulsos para o ar e podem ficar no ambiente durante até 2 horas portanto ter cuidado nesse aspecto é indispensável e hábitos tão simples como lavar as mãos antes das refeições fazem grande diferença para a saúde.

 

2 Alimentação

Problemas como hipertensão, diabetes, alzheimer e obesidade são apenas alguns exemplos de doenças que podem ser evitadas através de uma alimentação saudável e, por saudável entende-se várias refeições ao dia sendo que as mesmas devem ser compostas por alimentos balanceados, preparados de forma higiênica e ter uma dieta rica em nutrientes. Os alimentos são a nossa fonte de energia e força e podem por si influenciar na prevenção de doenças portanto, ao termos uma rica alimentação, podemos evitar uma serie de enfermidades além de que o nosso sistema imunológico ficará regulado e por consequência todas as partes do nosso organismo irá ter um melhor funcionamento.

 

3 Atividades Físicas

Praticar exercício físico é um elemento essencial na prevenção diária contra doenças, isso porque ao praticarmos uma atividade física a nossa concentração, disposição e auto-estima irão aumentar e, como consequência, o nosso bem-estar aumentará e o percentual existente de gordura e colesterol irá diminuir. A obesidade, hipertensão e diabetes são exemplos de doenças que podem ser prevenidas se adotarmos esse hábito saudável no nosso dia-a-dia.

 

4 Pele

O cancro da pele é o tipo de cancro mais frequente nos indivíduos de raça branca e a sua incidência tem vindo a aumentar progressivamente portanto, o uso do protetor solar é indispensável para todos porque, além da proteção base contra os raios UVs, é um aliado também em problemas como a desidratação, queimaduras, acne e oleosidade da pele. Tome nota que o protetor solar não deve ser utilizado apenas em dias de sol e, também, em dias nebulosos sendo que diante a essa condição atmosférica os raios solares podem se intensificar devido a estarem-se a refletir fora da borda da nuvem.

A micose é outra doença cutânea que poderá ser evitada com o simples cuidado do uso de chinelos em áreas públicas que envolvam água, tais como tomar banho no ginásio, praias, e piscinas. Tenha atenção que a época balnear aproxima-se e de forma a também prevenir-se de doenças causadas por fungos tais como frieiras, deverá higienizar o seu corpo e secá-lo com toalhas limpas após mergulhos e banhos longos.

 
 

5 Mente Ativa

O termo saúde não deve ser associado apenas ao bom funcionamento do corpo, deve também ser associado à importância de mantermos a nossa mente tão saudável quando o resto do nosso corpo.

Hábitos diários podem ser adotados de forma a que a mente continue a funcionar bem e desta forma evitar com que doenças como o Alzheimer e a demência se mantenham longe de nós e, ao manter esses hábitos existem menos chance de perca de poder sobre as funções cerebrais; Hábitos como jogos de raciocínio, leitura, artesanato ou apenas uma vida socialmente ativa são exemplos de como é possível manter a mente ativa e a estarmos longe de possíveis doenças e ter uma vida mais adequada.

 
 
 

Todas estas práticas se adotadas não nos livrará de nenhuma possível doença, porem, poderão ser fatores que evitarão as mesmas e, podemos nos manter verdadeiramente saudáveis ao prevenir-nos.