Benefícios do Magnésio no corpo humano

  • Saúde   •   23 Fevereiro

Os benefícios do magnésio para o seu corpo

Cada vez mais o magnésio é reconhecido por pessoas comuns e atletas devido a sua importância nutricional. O magnésio é um mineral essencial para o nosso corpo e o desenvolvimento saudável do ser humano, inclusive, o corpo humano contém elementos minerais e sendo o primeiro mais importante o potássio, o magnésio aparece logo em segunda posição.

Há estudos que provam os diversos benefícios do magnésio no corpo humano e a deficiência do mesmo é prejudicial.

 

Quais as propriedades deste mineral?

1 Estimula as funções do cérebro

Um recente estudo realizado no MIT e na Universidade de Tsinghua, em Pequim – China, mostra que a aprendizagem e a memória são duas funções importantes a nível cerebral, e que essas funções aumentam quando é apresentado uma maior concentração de magnésio no cérebro, ou seja, o magnésio aumenta a capacidade de memória e aprendizagem devido á sua participação na transmissão de impulsos nervosos no cérebro.
É importante também salientar que os idosos beneficiam bastante deste facto devido que pesquisas sobre este tema envolvendo o magnésio revelou que o mesmo pode ter potencial poder terapêutico para o tratamento de Mal de Alzheimer

 

2 Melhora o sistema cardiovascular

O magnésio beneficia o sistema cardiovascular porque o mesmo é essencial para manter a regularidade dos batimentos cardíacos. Estudos provam que o magnésio protege o coração do stresse muscular e ajuda no controle da pressão arterial.

É importante referenciar que uma deficiência na quantidade necessária de magnésio no nosso corpo para agir em conjunto com outros minerais, assim como o cálcio, é um risco iminente para um ataque cardíaco.

O magnésio portanto melhora o funcionamento cardíaco, porque é um dos fatores de prevenção de espasmos das artérias coronárias e arritmias, além de que ajuda a limpar as artérias. ( Segundo estudos realizados na Califórnia –EUA)

 
 

3 Prática de desporto

Foi realizado um estudo onde foram avaliados alguns atletas de voleibol profissional sob o efeito de uma correta suplementação de magnésio e os efeitos que o mesmo poderia causar no seu desempenho físico. O resultado? Após um mês os atletas que consumiram uma correta dose conseguiram aumentar o seu salto em 3 centímetros!

Além desse benefício o magnésio também ajuda os atletas a recuperarem melhor do exercício físico .

 

 
 

4 Controla níveis de colesterol

O colesterol é causa de vários problemas de saúde que causa o sofrimento de várias pessoas diariamente, alguns problemas inclusive tem consequências fatais. O cloreto de magnésio é uma excelente forma de controlar os níveis do mesmo e vários médicos e nutricionistas concordam que o magnésio age de forma positiva para reduzir os altos níveis de LDL ( mal colesterol), reduzir os triglicerídeos e aumentar o HDL ( bom colesterol).

Aliás, a deficiência de magnésio nestes casos pode ser prejudicial visto que quando há de facto falta deste mineral o colesterol aumenta de forma excessiva.

 
 

 
 

5 Combate depressão e ansiedade

Uma das propriedades mais conhecidas do magnésio é o efeito de calma que provoca no seu consumidor, manter bons níveis de magnésio no corpo significa que irá prevenir e aliviar diversos possíveis problemas de saúde mental e nervosa como o stress e a ansiedade. Outros problemas mais fortes como ataques de pânico são aliviados ou até evitados quando é consumido doses diárias do mineral.