Porque é que o magnésio é importante para o nosso organismo?

  • Saúde   •   17 Outubro

O magnésio é um mineral essencial para a nossa saúde. Descubra o seu papel no nosso organismo e quais são as fontes deste mineral tão indispensável.

Sabia que o magnésio entra em centenas de reações no nosso organismo?

Mais de 300 só para ter uma ideia. E que os músculos, incluindo o coração, só funcionam se tiverem magnésio disponível? Assim já pode ter uma ideia da sua importância e perceber que a sua falta pode comprometer bastante a sua saúde.

Por que é importante?

O magnésio é um mineral cuja importância é muitas vezes negligenciada. Costumamos lembrarmo-nos dele quando sentimos uma cãibra, mas este mineral é responsável pelo funcionamento e equilíbrio das reações que ocorrem diariamente no nosso corpo.

Essencial para a formação dos ossos, dentes e tecidos, o magnésio desempenha um papel importante no normal funcionamento dos músculos (nomeadamente no seu relaxamento) e do sistema nervoso, bem como no batimento cardíaco, no sistema imunitário e na performance cognitiva. Para além disso, ajuda na regulação dos níveis de açúcar no sangue, da pressão arterial e do metabolismo.

Sendo interveniente em tantos fenómenos do corpo humano, é fácil perceber que este mineral tem inúmeros benefícios para a nossa saúde, nomeadamente no tratamento e prevenção de problemas da vida quotidiana, tão diversos como o stress, as enxaquecas ou a síndrome pré-menstrual.

Neste sentido, é um mineral especialmente importante no contexto desportivo para um adequado relaxamento muscular e melhor performance.

Doses de consumo recomendadas

A indicação do consumo diário de magnésio para homens e mulheres a partir dos 19 anos de idade é de 400 a 420 mg e 310 a 320 mg, respetivamente.

No entanto, esta necessidade é maior nos atletas, nas pessoas que estejam a recuperar de cirurgias ou doenças e nas mulheres grávidas (ascende a 360mg). Para mulheres que estejam a amamentar, as necessidades rondam as 320mg.

Onde se encontrar?

A maior parte do magnésio provém das verduras, principalmente das folhas verdes (acelga, espinafres, feijão verde, couve galega, nabos, aipo).

No entanto, este mineral também pode ser encontrado em alimentos como abacate, figo, cereais integrais, sementes de abóbora, leguminosas, frutos secos e chocolate negro.

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