Sintomas de Deficiência de Vitaminas no Organismo

  • Alimentação   •   19 Abril

As vitaminas, substâncias presentes em muitos alimentos, são fundamentais para a manutenção da boa saúde. Um estilo de vida com uma dieta cheia de alimentos processados e gordurosos, por exemplo, pode levar as pessoas a sofrerem de deficiência de vitaminas. Este grave problema também pode acontecer devido a um sistema digestivo impróprio. As vitaminas com enzimas ajudam na liberação da energia no corpo, ajudando a manter as atividades químicas.

No total, existem 13 tipos de vitaminas: a tiamina, a riboflavina, a niacina, a vitamina B6 (piridoxina), a folacin, a vitamina B12 (cianocobalamina), o ácido pantotênico, a biotina, a Vitamina A, a Vitamina C, a Vitamina A, a Vitamina D, a Vitamina E e a Vitamina K. A seguir, falaremos sobre a importância das vitaminas para a nossa saúde, bem como sobre os sintomas de deficiência de vitaminas no organismo e seu tratamento.

O Que Causa a Deficiência de Vitaminas no Organismo?

O nosso corpo necessita das vitaminas para muitas funções que são vitais. Por isso, deve-se consumir uma quantidade adequada de vitaminas, seja com o consumo de alimentos, seja com o consumo de suplementos. A deficiência das vitaminas essenciais normalmente é resultado de hábitos alimentares pouco saudáveis, como uma alimentação pobre em frutas, verduras e legumes. A deficiência de vitaminas no organismo é um problema muito grave, e deve ser tratada com alimentos naturais e/ou suplementos dietéticos.

Outras coisas que podem levar à deficiência de vitamina incluem: fazer dietas rigorosas, o alcoolismo, náuseas e vômitos ao longo da gravidez, obesidade, fumo, gravidez e mulheres em amamentação. Os sintomas de deficiência de vitaminas no organismo são diversos.

Quais são os Sintomas de Deficiência de Vitaminas no Organismo?

São os principais sintomas da deficiência de vitaminas no organismo a gripe, cãibras musculares regulares, psoríase, doença renal crônica, diabetes, asma, doença periodontal, doença cardiovascular, depressão e câncer.

Quais são as Doenças Causadas pela Deficiência de Vitaminas no Organismo?

A deficiência de vitaminas no organismo é um problema que pode causar danos bastante graves. Abaixo estão listadas as diferentes doenças causadas pela deficiência de vitaminas no organismo, bem como os cuidados necessários para que o problema da deficiência de vitaminas seja resolvido. Confira:

  • Beribéri: Os principais sintomas desta doença são danos cerebrais, dores, fraqueza corporal, perda de peso, frequência cardíaca irregular e insuficiência cardíaca. O beribéri foi endêmico na Ásia durante um longo período. Esta doença é causada pela falta de vitamina B1 (tiamina), que pode ser obtida a partir da casca de sementes de grãos de cereais.

  • Pelagra: Os sintomas desta doença são a diarreia, a dermatite e a demência. Ele também pode levar a pessoa à morte. A falta de vitamina B3 (niacina) pode causar a doença. Seguir com uma dieta rica em vitamina B3 pode facilmente tratar a pelagra.

  • Deficiência de Biotina: A deficiência de biotina provoca anemia, queda dos cabelos, erupções cutâneas, alucinações e doenças mentais, sonolência e depressão. A biotina é uma vitamina que pode ser obtida a partir do consumo de carne, fígado, leite, amendoins e alguns vegetais.

  • O escorbuto: O escorbuto pode causar sintomas como a perda dos dentes, manchas na pele, febre, sangramento nas gengivas, letargia e até mesmo causar a morte. O escorbuto é causado devido à deficiência de Vitamina C.

  • Bolinhas vermelhas e brancas no corpo: o surgimento de bolinhas vermelhas e brancas, parecidas com acnes, nas regiões dos braços, coxas e bochechas acontece devido à falta de ácidos graxos essenciais e vitaminas dos grupos A e D. Porém, ao contrário da acne, estas bolinhas apresentam como característica principal uma consistência mais robusta, além de doerem bastante quando tentamos eliminá-las. São parecidas como bolinhas de gordura que surgem em nosso corpo.

  • Raquitismo: O raquitismo leva os músculos e ossos a ficarem moles, e é uma doença que ocorre principalmente em crianças e bebês. O raquitismo é causado devido à falta de vitamina D. A vitamina D é fundamental para que o cálcio seja absorvido nos ossos para fortalecê-los.

  • Deficiência de vitamina K: A deficiência desta vitamina normalmente afeta recém-nascidos e crianças. Ela pode causar sérios problemas à saúde, como hemorragia descontrolada e ossos subdesenvolvidos. As injeções de Vitamina K são aplicadas em recém-nascidos em muitos hospitais, a fim de que tal deficiência possa ser evitada. A Vitamina K pode ser obtida a partir do consumo de saladas e vegetais folhosos. A deficiência de Vitamina K também é observada em indivíduos bulímicos, seguidores de dietas rigorosas, alcoólatras e pessoas que sofrem de fibrose cística.

  • Cegueira Noturna: A cegueira noturna faz com que o paciente perca a vista completamente, ou fique com a visão borrada durante a noite. A causa da cegueira noturna é a deficiência de Vitamina A. Incluir cenouras em sua dieta, portanto, pode ajudar a combater esta doença.