Sintomas de Deficiência de Vitaminas no Organismo
- Alimentação • 19 Abril
As vitaminas, substâncias presentes em muitos alimentos, são fundamentais para a manutenção da boa saúde. Um estilo de vida com uma dieta cheia de alimentos processados e gordurosos, por exemplo, pode levar as pessoas a sofrerem de deficiência de vitaminas. Este grave problema também pode acontecer devido a um sistema digestivo impróprio. As vitaminas com enzimas ajudam na liberação da energia no corpo, ajudando a manter as atividades químicas.
No total, existem 13 tipos de vitaminas: a tiamina, a riboflavina, a niacina, a vitamina B6 (piridoxina), a folacin, a vitamina B12 (cianocobalamina), o ácido pantotênico, a biotina, a Vitamina A, a Vitamina C, a Vitamina A, a Vitamina D, a Vitamina E e a Vitamina K. A seguir, falaremos sobre a importância das vitaminas para a nossa saúde, bem como sobre os sintomas de deficiência de vitaminas no organismo e seu tratamento.
O Que Causa a Deficiência de Vitaminas no Organismo?
O nosso corpo necessita das vitaminas para muitas funções que são vitais. Por isso, deve-se consumir uma quantidade adequada de vitaminas, seja com o consumo de alimentos, seja com o consumo de suplementos. A deficiência das vitaminas essenciais normalmente é resultado de hábitos alimentares pouco saudáveis, como uma alimentação pobre em frutas, verduras e legumes. A deficiência de vitaminas no organismo é um problema muito grave, e deve ser tratada com alimentos naturais e/ou suplementos dietéticos.
Quais são os Sintomas de Deficiência de Vitaminas no Organismo?
São os principais sintomas da deficiência de vitaminas no organismo a gripe, cãibras musculares regulares, psoríase, doença renal crônica, diabetes, asma, doença periodontal, doença cardiovascular, depressão e câncer.
Quais são as Doenças Causadas pela Deficiência de Vitaminas no Organismo?
A deficiência de vitaminas no organismo é um problema que pode causar danos bastante graves. Abaixo estão listadas as diferentes doenças causadas pela deficiência de vitaminas no organismo, bem como os cuidados necessários para que o problema da deficiência de vitaminas seja resolvido. Confira:
Beribéri: Os principais sintomas desta doença são danos cerebrais, dores, fraqueza corporal, perda de peso, frequência cardíaca irregular e insuficiência cardíaca. O beribéri foi endêmico na Ásia durante um longo período. Esta doença é causada pela falta de vitamina B1 (tiamina), que pode ser obtida a partir da casca de sementes de grãos de cereais.
Pelagra: Os sintomas desta doença são a diarreia, a dermatite e a demência. Ele também pode levar a pessoa à morte. A falta de vitamina B3 (niacina) pode causar a doença. Seguir com uma dieta rica em vitamina B3 pode facilmente tratar a pelagra.
Deficiência de Biotina: A deficiência de biotina provoca anemia, queda dos cabelos, erupções cutâneas, alucinações e doenças mentais, sonolência e depressão. A biotina é uma vitamina que pode ser obtida a partir do consumo de carne, fígado, leite, amendoins e alguns vegetais.
O escorbuto: O escorbuto pode causar sintomas como a perda dos dentes, manchas na pele, febre, sangramento nas gengivas, letargia e até mesmo causar a morte. O escorbuto é causado devido à deficiência de Vitamina C.
Bolinhas vermelhas e brancas no corpo: o surgimento de bolinhas vermelhas e brancas, parecidas com acnes, nas regiões dos braços, coxas e bochechas acontece devido à falta de ácidos graxos essenciais e vitaminas dos grupos A e D. Porém, ao contrário da acne, estas bolinhas apresentam como característica principal uma consistência mais robusta, além de doerem bastante quando tentamos eliminá-las. São parecidas como bolinhas de gordura que surgem em nosso corpo.
Raquitismo: O raquitismo leva os músculos e ossos a ficarem moles, e é uma doença que ocorre principalmente em crianças e bebês. O raquitismo é causado devido à falta de vitamina D. A vitamina D é fundamental para que o cálcio seja absorvido nos ossos para fortalecê-los.
Deficiência de vitamina K: A deficiência desta vitamina normalmente afeta recém-nascidos e crianças. Ela pode causar sérios problemas à saúde, como hemorragia descontrolada e ossos subdesenvolvidos. As injeções de Vitamina K são aplicadas em recém-nascidos em muitos hospitais, a fim de que tal deficiência possa ser evitada. A Vitamina K pode ser obtida a partir do consumo de saladas e vegetais folhosos. A deficiência de Vitamina K também é observada em indivíduos bulímicos, seguidores de dietas rigorosas, alcoólatras e pessoas que sofrem de fibrose cística.
Cegueira Noturna: A cegueira noturna faz com que o paciente perca a vista completamente, ou fique com a visão borrada durante a noite. A causa da cegueira noturna é a deficiência de Vitamina A. Incluir cenouras em sua dieta, portanto, pode ajudar a combater esta doença.
Deixe o seu comentário