A importância do Colagénio

O colágeno, ou colagênio, é uma proteína responsável por garantir firmeza e elasticidade à pele, desempenhando as funções de suporte estrutural em vários tecidos do organismo, como a pele, os tendões, os ligamentos e os ossos.

Esta proteína é muito importante para manter as células firmes e unidas, prevenindo o aparecimento de estrias, rugas e linhas de expressão, além de também ser essencial para promover a saúde do cabelo e das unhas.

Além disso, o colágeno é fundamental para a formação dos tendões, cartilagens e ligamentos presentes nas articulações, evitando o contato entre os ossos e, consequentemente, o seu desgaste.

Com a idade, vão diminuindo os níveis deste composto no organismo, estimando-se que a partir dos 40 anos a perda de colagénio possa atingir 1% por ano. Aos 50 anos, as reservas de colagénio estarão pela metade e, aos 80, pelos 75%.

Anti envelhecimento

O colagénio contribui para manter a estrutura da pele, sendo decisivo para uma aparência jovem. Em conjunto com o ácido hialurónico, a matriz de colagénio contribui também para a retenção da hidratação dos tecidos, favorecendo uma textura uniforme da pele.
Alguns estudos mostram que a menor produção de colagénio, associada à idade, pode ser minimizada com a administração de suplementos à base deste composto.

Saúde Osteoarticular

Vários estudos indicam que o colagénio é importante para reduzir a dor articular em casos de osteoartrite. Um dos mecanismos envolvidos poderá ser o aumento da espessura da cartilagem, reduzindo o impacto do movimento sobre as articulações. Outro contexto em que o colagénio poderá ser útil é no desporto, ajudando a reduzir o desconforto articular associado ao maior impacto sobre as articulações.

Fatores que Reduzem os Níveis de Colagénio na Pele

  • Radiação solar (ultravioleta infravermelha).
  • Défices nutricionais (consumo insuficiente de fruta e vegetais, consumo excessivo de açúcar).
  • Tabagismo.
  • Poluição ambiental.
  • Stresse.
  • Número insuficiente de horas de sono
  • Idade

Principais benefícios

O colágeno é uma proteína importante para manter a firmeza da pele e o bom funcionamento do organismo, sendo que os principais benefícios dessa proteína são:

1. Previne o aparecimento de rugas

2. Auxilia no tratamento da osteoartrite

3. Fortalece os ossos

4. Aumenta a massa muscular

5. Melhora a saúde cardiovascular

6. Promove a saúde do cabelo e das unhas

Veja Também: Dicas para perder peso